segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Frota é ampliada com ônibus modernos, adaptados e ecológicos


     

    A frota do transporte público de Canoas recebeu na manhã desta segunda-feira (21), sete novos ônibus. A cerimônia de entrega aconteceu na rua 15 de Janeiro, em frente ao Paço Municipal.
"São veículos modernos e que qualificarão o transporte. Embora o ano difícil, conseguimos renovar a frota", afirmou o secretário de Transporte e Mobilidade, Oswaldo Steffen.
Cinco dos coletivos contam com ar condicionado e dois, com sistema de refrigeração. 
Os ônibus têm monitores de tv, câmeras de monitoramento, GPS (sistema de localização por satélite) e são os primeiros da cidade a oferecer Wi-Fi (sinal livre de internet). O sistema permite acesso ao Canoas Mobi, aplicativo que indica a parada mais próxima, linhas, itinerário e horários.
Todos os veículos possuem estação elevatória, proporcionando acessibilidade às pessoas com deficiência. Os usuários terão ainda maior espaço entre os bancos.
Os novos coletivos também são menos poluentes, pois utilizam o S 50, um óleo diesel ecológico.
"Estes itens são fundamentais para o conforto, acessibilidade e sustentabilidade do transporte. Já havíamos entregado oito ônibus esse ano e agora com estes, chegamos a 15. Todos classificados como cinco estrelas", ressaltou Marlon Casagrande, diretor da empresa Sogal.
Agora, a frota de Canoas possui 131 veículos. "Desde o início de nossa administração, já são 69 novos ônibus, todos com acessibilidade. Se contarmos os 40 do transporte seletivo - os "amarelinhos", chegamos a 109. Um investimento que é justificado pelo aumento populacional e o surgimento de novos bairros e programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida. Canoas ganhou 19 mil novos apartamentos e casas e 26 mil estão em construção", informou o prefeito Jairo Jorge.

Fonte: Prefeitura Municipal de Canoas/RS


quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Fórum debate Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades

  

Ao abrir nessa quarta-feira (16) o Fórum Anual da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades o Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Cesar Faccioli, defendeu a desconstrução da cultura que rotula as pessoas e as distingue como seres superiores ou inferiores. "O processo de inclusão passa por um novo conceito de convivência entre os seres humanos onde as pessoas tenham diferentes características mas com igualdade de direitos", disse. 
O secretário falou, também, da importância da descentralização das políticas públicas de pessoas com deficiência e altas habilidades. Ressaltou que esse processo precisa ser feito de forma compartilhada com os municípios, por meio do diálogo com as prefeituras, para a construção de alternativas. 
O presidente da FADERS, Roque Bakof, disse que o encontro serviu para a realização de um trabalho de afirmação de conceitos. A idéia é "profetizar o conceito destinado não só as pessoas com deficiência mas à sociedade como um todo, onde todos sejam protagonistas" enfatizou. Roque Bakof fez referência, ainda,  ao projeto de descentralização da FADERS que nesse ano realizou 10 fóruns regionais estando programados mais 10 para 2016. 
Também participaram da solenidade de abertura do Fórum o presidente da FAMURS, Luiz Carlos Folador, o Secretário da Educação Vieira da Cunha, o Secretário Municipal de Acessibilidade e Inclusão de Porto Alegre, Raul Cohen, o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com deficiência, Paulo Kroef e o presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Rotechild Prestes, e o Coordenador da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Adilso Corlassoli.    

Coepede na Rede


Baner do evento.
Publicação: 

V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Entre os dias 23 e 25 de setembro ocorre a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência! A V Conferência terá como temas centrais: 1. “A implementação das deliberações das Conferências Estaduais dos Direitos da Pessoa ... Leia mais