sexta-feira, 22 de maio de 2015

Clipping Semanal – COEPEDE – 22/05/2015

Notícias sobre direitos da pessoa com deficiência

Destaque

Curso de audiodescrição abrirá 100 vagas no segundo semestre

O curso de Especialização em Audiodescrição promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), abrirá uma segunda turma ainda este ano.
Estão previstas 100 vagas a partir do segundo semestre.O curso tem o objetivo de capacitar profissionais para promover a acessibilidade de pessoas com deficiência visual a partir da narração de informações exclusivamente visuais, como imagens, cenários e ações, que são necessárias para a compreensão total de conteúdos multimídia e apresentações culturais.

Lei mais:

Notícias

Vaga Especial. Eu Respeito!

Conscientizar sobre o uso correto do estacionamento público para portadores de deficiência e idosos. Foi com este objetivo que foi lançado, na manhã desta quinta-feira, 21,  o projeto Vaga Especial - Eu Respeito!. A realização é da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência (CAISPEDE), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social (SEMHAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), com o apoio de entidades e associações. Conforme a Secretária de Habitação, Rosali Fornazier, o projeto nasceu a partir da atribuição do poder público em proporcionar acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos. "É uma política do governo municipal transformar Bento Gonçalves em uma cidade em que as pessoas com deficiência e os idosos sejam respeitados nos seus direitos e necessidades", destaca.  


Conheça os erros mais comuns no processo seletivo de pessoas com deficiência

A Lei nº 8.213, de 1991, também conhecida como Lei de Cotas, estabelece que empresas com 100 ou mais empregados devem contratar pessoas com deficiência ou beneficiários da Previdência Social. O percentual de contratação pode variar de 2 a 5%, conforme o número de funcionários da empresa.


Entidades de assistência a pessoas com deficiência pedem pressa no repasse de recursos

Representantes de entidades de assistência às pessoas com deficiência querem mais agilidade no credenciamento feito pelo Ministério da Saúde para que possam receber recursos do governo federal. O tema foi abordado, nesta quinta-feira (21), em audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, na Câmara dos Deputados. Durante o debate, a presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, Ester Alves Pacheco, destacou que muitas entidades enfrentam dificuldades para ter acesso a verbas da União.


Incentivo e assessoramento a projetos sociais

Estimular entidades, órgãos municipais e o terceiro setor a desenvolver e participar de projetos sociais e convênios. Este é o objetivo do Núcleo de Assessoramento em Convênios e Projetos (NASCONP), criado pela Faders Acessibilidade e Inclusão. O presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, idealizador e incentivador da criação deste núcleo, salienta que este será um espaço aberto para assessoramento e orientação a toda sociedade civil. “Com o núcleo percebo que não só a Faders poderá ampliar o acesso à convênios, mas também todas as entidades e órgãos públicos ligados as políticas para as pessoas com deficiência e altas habilidades no Estado”, destaca Bakof.


Prefeitura de São Gabriel assumirá encaminhamentos do passe livre intermunicipal

Em reunião com o presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, o secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de São Gabriel, Cleber Giovane Silveira, informou que o município assumirá o compromisso de encaminhamento das demandas do passe livre intermunicipal das pessoas com deficiência.


Alvarás serão concedidos mediante acessibilidade
A Prefeitura Municipal de Canela, em cumprimento a uma determinação do Ministério Público informa que não serão concedidos ou renovados os alvarás de funcionamento, enquanto não atendidos os requisitos de acessibilidade. As exigências destinam-se a estabelecimentos comerciais abertos ao público, tais como clínicas médicas, clínicas de diagnósticos, laboratórios clínicos, estéticas e cabeleireiros, bancos, mercados, escritórios, imobiliárias, farmácias, lojas, bares e restaurantes, estabelecimentos de ensino, etc., localizados em edificações de uso coletivo, como galerias e prédios comerciais, que não estejam adequados à legislação vigente quanto à acessibilidade.


MP-RS e CREA-RS realizam Seminário Gaúcho de Acessibilidade em junho

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias e do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos, em parceria com a Famurs, CREA-RS, CAU/RS e com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promove o Seminário Gaúcho de Acessibilidade na Mobilidade Urbana, atividade educacional que visa fomentar o debate para a observância da legislação pertinente na fiscalização e no licenciamento de projetos e espaços urbanos, incentivando a efetiva melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade urbana dos municípios gaúchos. O evento acontece no Auditório Mondercil Paulo de Moraes - Sede Institucional (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, 3º andar, Porto Alegre).


Lei mais: http://www.faders.rs.gov.br/noticias/5418

Legislação

Decreto Federal 5.296/2004 –  Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.


Um comentário:

  1. Titanium's teeth dog - TITanium Art and Design
    TITanium's teeth dog has a classic and titanium mountain bikes unique look. This tiger-faced canine design has titanium tube been designed titanium necklace mens by the Tectonic black oxide vs titanium drill bits Art titanium bmx frame team for years.

    ResponderExcluir